segunda-feira, 15 de julho de 2013

AÇÃO AMBIENTAL EM PARCERIA COM O GRUPO DE ESCOTEIROS DE ENTRE RIOS E POLÍCIA AMBIENTAL







No último sábado, dia 13 de julho de 2013 foi realizada uma ação ambiental em alguns locais da Colônia Vitória, em Entre Rios. A ação durou todo o dia todo e teve como objetivo a limpeza das ruas, rios, campos e terrenos baldios, locais com enorme quantidade de lixo, tendo em vista a conscientização dos moradores.  

A iniciativa deu-se através de uma parceria do grupo de Escoteiros de Entre Rios e Projeção, e teve o apoio da prefeitura Municipal de Guarapuava que cedeu um caminhão para destinar o lixo ao aterro sanitário municipal, além da presença da Polícia Florestal, que acompanhou toda a ação.

O Projeção é um projeto que atende adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio de oficinas esportivas, artesanais e culturais, em contra turno escolar. A ideia da ação ambiental surgiu em uma dessas oficinas, onde 40 adolescentes se preparam para ingressar no curso Jovem Aprendiz de Gestão em Agronegócios.

Num primeiro momento o grupo visitou os locais com grande contingente de lixo e registrou através de fotos e documentário. Em seguida, com o apoio de uma funcionária do Setor de Meio Ambiente da Cooperativa Agrária, foi realizada uma palestra com os moradores da comunidade, onde foi conversado sobre a importância de cuidar do meio ambiente e o papel de cada um frente a essa necessidade. Na ocasião foi ensinado a fazer a reciclagem corretamente.

A ação contou com a participação de mais de 70 pessoas, dentre escoteiros, chefes de escoteiros, alunos e colaboradores do Projeção. Foi identificada a formação de lixões em campos de plantação, em terrenos baldios, junto a uma reserva florestal e próximo a uma nascente de água, sem contar com as ruas e rios, lugares aonde a população vinha jogando lixos recicláveis e não recicláveis.

O momento foi oportuno para conscientizar os moradores da comunidade sobre os cuidados que devemos ter com o meio onde vivemos. Para isso, os Escoteiros destinou parte do grupo para realizar panfletagem e conversar com as famílias sobre o objetivo da ação que estava acontecendo.  
Os materiais retirados desses locais encheram duas caçambas do caminhão. No entanto, não foi possível juntar nem a metade do lixo existente na comunidade, fazendo-se necessário agendar outra ação ainda este ano.



Marlei Correia

Professora no Projeção e Coordenadora da Ação Ambiental