AS DIMENSÕES
DO PROJEÇÃO
Administrativa, comunitária e pedagógica são as
três dimensões fundamentais do Projeção, que devem ser fortalecidas e
executadas nos próximos 5 anos.
DIMENSÃO
ADMINISTRATIVA
a) Gestão financeira: o trabalho deve ser mais efetivo, intenso e atingir
mais adolescentes; reduzir o custo/valor do atendimento individual; gestor deve
ser participativo, comprometido; ter um banco com sugestões de doações
esperadas.
b) Gestão de projetos: setorizar por áreas; planejar
com antecedência; ter anteprojetos definidos, capacitar a equipe para captar
recursos.
c)
Recursos financeiros: aumentar e diversificar a
captação de recursos externos e internos por meio de projetos, eventos e
promoções com vistas a diminuir a dependência do recurso do FIA.
Metas: 2013
80% FIA e 20% outros
2014 70%
FIA e 30% outros
2015 60%
FIA e 40% outros
2016 50% FIA e 50% outros
2017 40% FIA e 60% outros
d)
Convênios: continuar a celebração de convênios (Sesi,
Sesc, Senac, faculdades) para oferta de cursos profissionalizantes com vistas à
capacitação dos adolescentes ao mercado de trabalho.
e)
Voluntários: ofertar vale-transporte quando
necessário/viável; aumentar o número de parcerias com Instituições de Ensino
Superior (estagiários, suporte técnico), Sesi, Sesc, Senac, entre outras.
Planejar oficinas e demandas para que possam ser abertas possibilidades de
voluntariado conforme as necessidades do Projeção.
g) Estrutura
de lazer: recuperar área externa, resolver o problema da entrada do Projeção,
cercar a área, colocar bancos e mesas externas, arborizar o pátio, ter um
projeto de jardinagem.
h) Estrutura
física/manutenção: colocar central telefônica, colocar todos os computadores em
rede; mudança de espaços/salas tendo em vista um melhor aproveitamento de
espaço e um trabalho mais efetivo como equipe.
i)
Marketing: implantar um sistema de marketing com ações
sistemáticas e constantes; alimentar blog, site, boletins informativos, atrair
mais parceiros locais; ações e ou correspondências de agradecimento, mandar
cartões de aniversários para doadores e voluntários.
j)
Acervo histórico: organizar um acervo histórico e
criar sistema para catalogar as atividades desenvolvidas/promovidas.
k)
Relação interserviços: desenvolvimento de
procedimentos responsáveis e cuidados com relação aos materiais utilizados em
oficinas/atividades.
l)
Postura dos funcionários: relações sadias e
humanizadas; linguajar cuidadoso e adequado ao ambiente; incluir no regimento
interno item sobre sigilo e ética do funcionário (código de postura); incentivar
a realização de eventos sociais entre os funcionários.
m)
Critérios de contratação de pessoal: para as
áreas ligadas diretamente à educação, admissão apenas com ensino superior completo
ou em curso, desde que em área afim; curso superior completo para coordenação;
n)
Capacitação: visitar e conhecer outros projetos
sociais; incentivo à formação específica externa (oficineiros); participação em
cursos/palestras e eventos afins.
o)
Sábado em esquema de plantões por escala.
p)
Política salarial: política salarial documentada.
a) Famílias: provocar a maior adesão e participação em programas,
reuniões, palestras, eventos e elevação da participação do número de familiares
nestas atividades.
b) Conselhos de Direitos: manter um bom relacionamento com os conselhos e
manter representantes nos mesmos.
c) Outras organizações: integração do Projeção com outras organizações
diversas; integração entre projetos sociais (adolescentes e equipe); capacitação
conjunta com outros atores sociais.
d) Igrejas: procurar manter parcerias com as comunidades religiosas,
realização de momentos de espiritualidade convidando os ministros das
instituições religiosas para apoio e orientação.
e) Escola: Melhorar a integração entre escolas e Projeção; maior
integração entre educadores e professores; coordenação pedagógica do Projeção deve
participar mais da vida escolar; realizar atividades em conjunto com os
colégios D. Pedro e Imperatriz D. Leopoldina; motivar alunos do Colégio Imperatriz D. Leopoldina
fazerem trabalho voluntário no Projeção. (Fazer projeto)
f) Comunidade local: divulgar a natureza do trabalho do Projeção; realização
de várias atividades abertas – Noitada Cultural, Isto é Projeção, gincana,
torneios, feiras, cursos; ampliar o acesso da comunidade ao Projeção; sempre
que possível priorizar moradores locais na contratação de novos funcionários.
DIMENSÃO PEDAGÓGICA
a) Acolhida dos adolescentes: Os atendidos devem ser acolhidos pelos
oficineiros e/ou equipe promovendo a integração, o bem-estar e a participação
em todas as atividades e nas oficinas.
b) Oficinas: Todas as atividades e oficinas devem ter como objetivo a
garantia de direitos, promover a cultura de PAZ e não violência e promover a
cidadania. Ter variedade diária na oferta de oficinas com número adequado de
participantes; ter oficineiros qualificados; incluir oficinas permanentes de
teatro, e/ou que trabalhem temas diversos como: cidadania, projeto de vida,
preconceito, perigos da internet, etc.; usar a quantidade de faltas como um dos
indicativos de mudanças nas oficinas; fornecer certificado de participação das
oficinas a cada final de ano para adolescentes com presença superior a 75%; ter
material suficiente disponível; todas oficinas com relatório de
planejamento/avaliação e manter o diário das oficinas. Organizar a compra de
materiais para duas compras anuais.
c) Relação entre educador com os adolescentes: relação deve ser
respeitosa, de diálogo, de confiança e segurança, sem preconceitos, afetuosa,
carinhosa e de empatia; temos de afirmar aos adolescentes que estes são
portadores de direitos e que somos fiadores dessas garantias; não serão aceitos
castigos como forma de disciplinamento.
d) Relação
com as famílias: sempre manter contato com a família, conhecer a família; integrar
cada vez mais a família à vida do adolescente no Projeção;
e) Reuniões: Reunião geral de educadores semanais de caráter formativo e
planejamento. Reunião trimestral com pais e famílias.
f) Relação entre adolescentes: respeito mútuo; respeito pelas diferenças
de gênero (emancipação feminina); respeito racial; respeito pela diversidade
sexual; fortalecer as relações de amizade e coleguismo.
g) Relação entre coordenação e adolescentes: manter acesso facilitado e
tempo disponível; manter adolescentes informados sobre alterações no
funcionamento do Projeção; reuniões sistemáticas com adolescentes.
h) Relação da coordenação com os funcionários: manter acesso facilitado;
sinceridade recíproca.
i)
Regimento interno: construir o regimento interno
de forma coletiva.
j)
Projetos: desenvolver projetos específicos para
alcançar os objetivos propostos pelo Projeção.
k) Escolarização: todos adolescentes devem frequentar a escola para
participar do Projeção, exceções serão avaliadas pela equipe; criar/provocar a
criação de alternativas para a defasagem escolar; ter reforço permanente para
os adolescentes com dificuldades de aprendizagem.
l)
Atendimento especializado: sempre que necessário
ou possível encaminhar para avaliação especializada.
m) Espiritualidade: respeito à diversidade religiosa; macroecumenismo;
promover a frequência em celebrações.
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