DIMENSÕES DO PROJEÇÃO



 AS DIMENSÕES DO PROJEÇÃO

Administrativa, comunitária e pedagógica são as três dimensões fundamentais do Projeção, que devem ser fortalecidas e executadas nos próximos 5 anos.


      DIMENSÃO ADMINISTRATIVA


a)      Gestão financeira: o trabalho deve ser mais efetivo, intenso e atingir mais adolescentes; reduzir o custo/valor do atendimento individual; gestor deve ser participativo, comprometido; ter um banco com sugestões de doações esperadas.

b)  Gestão de projetos: setorizar por áreas; planejar com antecedência; ter anteprojetos definidos, capacitar a equipe para captar recursos.

c)      Recursos financeiros: aumentar e diversificar a captação de recursos externos e internos por meio de projetos, eventos e promoções com vistas a diminuir a dependência do recurso do FIA.

Metas: 2013 80% FIA e 20% outros

             2014 70% FIA e 30% outros

             2015 60% FIA e 40% outros

             2016 50% FIA e 50% outros

             2017 40% FIA e 60% outros

d)      Convênios: continuar a celebração de convênios (Sesi, Sesc, Senac, faculdades) para oferta de cursos profissionalizantes com vistas à capacitação dos adolescentes ao mercado de trabalho.

e)      Voluntários: ofertar vale-transporte quando necessário/viável; aumentar o número de parcerias com Instituições de Ensino Superior (estagiários, suporte técnico), Sesi, Sesc, Senac, entre outras. Planejar oficinas e demandas para que possam ser abertas possibilidades de voluntariado conforme as necessidades do Projeção.

g)      Estrutura de lazer: recuperar área externa, resolver o problema da entrada do Projeção, cercar a área, colocar bancos e mesas externas, arborizar o pátio, ter um projeto de jardinagem.

h)      Estrutura física/manutenção: colocar central telefônica, colocar todos os computadores em rede; mudança de espaços/salas tendo em vista um melhor aproveitamento de espaço e um trabalho mais efetivo como equipe.

i)        Marketing: implantar um sistema de marketing com ações sistemáticas e constantes; alimentar blog, site, boletins informativos, atrair mais parceiros locais; ações e ou correspondências de agradecimento, mandar cartões de aniversários para doadores e voluntários.

j)        Acervo histórico: organizar um acervo histórico e criar sistema para catalogar as atividades desenvolvidas/promovidas.

k)      Relação interserviços: desenvolvimento de procedimentos responsáveis e cuidados com relação aos materiais utilizados em oficinas/atividades.

l)        Postura dos funcionários: relações sadias e humanizadas; linguajar cuidadoso e adequado ao ambiente; incluir no regimento interno item sobre sigilo e ética do funcionário (código de postura); incentivar a realização de eventos sociais entre os funcionários.

m)    Critérios de contratação de pessoal: para as áreas ligadas diretamente à educação, admissão apenas com ensino superior completo ou em curso, desde que em área afim; curso superior completo para coordenação;

n)      Capacitação: visitar e conhecer outros projetos sociais; incentivo à formação específica externa (oficineiros); participação em cursos/palestras e eventos afins.

o)      Sábado em esquema de plantões por escala.

p)      Política salarial: política salarial documentada.

            DIMENSÃO COMUNITÁRIA


a)      Famílias: provocar a maior adesão e participação em programas, reuniões, palestras, eventos e elevação da participação do número de familiares nestas atividades.

b)      Conselhos de Direitos: manter um bom relacionamento com os conselhos e manter representantes nos mesmos.

c)      Outras organizações: integração do Projeção com outras organizações diversas; integração entre projetos sociais (adolescentes e equipe); capacitação conjunta com outros atores sociais.

d)      Igrejas: procurar manter parcerias com as comunidades religiosas, realização de momentos de espiritualidade convidando os ministros das instituições religiosas para apoio e orientação. 

e)      Escola: Melhorar a integração entre escolas e Projeção; maior integração entre educadores e professores; coordenação pedagógica do Projeção deve participar mais da vida escolar; realizar atividades em conjunto com os colégios D. Pedro e Imperatriz D. Leopoldina;  motivar alunos do Colégio Imperatriz D. Leopoldina fazerem trabalho voluntário no Projeção. (Fazer projeto)

f)       Comunidade local: divulgar a natureza do trabalho do Projeção; realização de várias atividades abertas – Noitada Cultural, Isto é Projeção, gincana, torneios, feiras, cursos; ampliar o acesso da comunidade ao Projeção; sempre que possível priorizar moradores locais na contratação de novos funcionários.


 DIMENSÃO PEDAGÓGICA


a)      Acolhida dos adolescentes: Os atendidos devem ser acolhidos pelos oficineiros e/ou equipe promovendo a integração, o bem-estar e a participação em todas as atividades e nas oficinas.

b)      Oficinas: Todas as atividades e oficinas devem ter como objetivo a garantia de direitos, promover a cultura de PAZ e não violência e promover a cidadania. Ter variedade diária na oferta de oficinas com número adequado de participantes; ter oficineiros qualificados; incluir oficinas permanentes de teatro, e/ou que trabalhem temas diversos como: cidadania, projeto de vida, preconceito, perigos da internet, etc.; usar a quantidade de faltas como um dos indicativos de mudanças nas oficinas; fornecer certificado de participação das oficinas a cada final de ano para adolescentes com presença superior a 75%; ter material suficiente disponível; todas oficinas com relatório de planejamento/avaliação e manter o diário das oficinas. Organizar a compra de materiais para duas compras anuais.  

c)      Relação entre educador com os adolescentes: relação deve ser respeitosa, de diálogo, de confiança e segurança, sem preconceitos, afetuosa, carinhosa e de empatia; temos de afirmar aos adolescentes que estes são portadores de direitos e que somos fiadores dessas garantias; não serão aceitos castigos como forma de disciplinamento.

d)      Relação com as famílias: sempre manter contato com a família, conhecer a família; integrar cada vez mais a família à vida do adolescente no Projeção;

e)      Reuniões: Reunião geral de educadores semanais de caráter formativo e planejamento. Reunião trimestral com pais e famílias.

f)       Relação entre adolescentes: respeito mútuo; respeito pelas diferenças de gênero (emancipação feminina); respeito racial; respeito pela diversidade sexual; fortalecer as relações de amizade e coleguismo.

g)      Relação entre coordenação e adolescentes: manter acesso facilitado e tempo disponível; manter adolescentes informados sobre alterações no funcionamento do Projeção; reuniões sistemáticas com adolescentes.

h)      Relação da coordenação com os funcionários: manter acesso facilitado; sinceridade recíproca.

i)        Regimento interno: construir o regimento interno de forma coletiva.

j)        Projetos: desenvolver projetos específicos para alcançar os objetivos propostos pelo Projeção.

k)      Escolarização: todos adolescentes devem frequentar a escola para participar do Projeção, exceções serão avaliadas pela equipe; criar/provocar a criação de alternativas para a defasagem escolar; ter reforço permanente para os adolescentes com dificuldades de aprendizagem.

l)        Atendimento especializado: sempre que necessário ou possível encaminhar para avaliação especializada.

m)   Espiritualidade: respeito à diversidade religiosa; macroecumenismo; promover a frequência em celebrações.







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